Pesquisar

sábado, 23 de fevereiro de 2008

9- Pesquisa Genética


Oi, gente!

Venho mais uma vez contar com o apoio de vocês para uma questão muito séria. Na última reunião do GADII (em BH/MG), contamos com a presença de 2 Biólogos, doutorandos em Genética, que estão desenvolvendo um projeto na UFMG, contando com o apoio do Instituto Hermes Pardini. Irei transcrever, na íntegra, a explicação dada por eles durante a reunião.

É um assunto de grande relevância, que com certeza ajudará nos diagnósticos (tão difíceis das DII). Gostaria muito da colaboração de todos!


"Projeto de pesquisa

Determinação e identificação de predisposição genética a doença celíaca, doença de Crohn e colite ulcerativa em indivíduos com quadro de desnutrição crônica.

A doença de Crohn e colite ulcerativa são doenças que afetam o trato gastrointestinal e que causam um quadro de diarréia com conseqüente desnutrição crônica. Em algumas situações, o diagnóstico diferencial entre estas doenças torna-se difícil pois elas possuem vários sintomas em comum. Por possuírem um caráter genético, este trabalho tem como objetivos:
  • identificar genes que possam influenciar no desenvolvimento da doença
  • auxiliar no diagnóstico diferencial destas.
A pesquisa trata-se de um projeto de doutorado desenvolvido no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, contando com o apoio do Instituto Hermes Pardini. Todo o material biológico, após a extração de DNA, será descartado segundo normas da Vigilância Sanitária.

Por se tratar de um projeto de pesquisa, não se pode afirmar que haja vantagem direta para cada participante, uma vez que já estão diagnosticados. No entanto, a pesquisa da predisposição genética a estas doenças pode ser de grande valor para os familiares em 1° grau dos pacientes, permitindo a possibilidade de tomar medidas preventivas mais direcionadas.

Fica garantido a todos o sigilo sobre os dados clínicos e laboratoriais, e a proteção de sua identidade em caso de publicação na imprensa científica. Não recairá sobre os participantes da pesquisa nenhum ônus ou despesa financeira. O resultado dos testes será encaminhado a cada participante, mantendo o sigilo deste.

Para participarem do projeto, é necessário coletar uma amostra de sangue total em EDTA ou 2 swabs bucais (procedimento indolor), após assinar o termo de consentimento. A coleta poderá ser feita em unidades do Instituto Hermes Pardini. A participação também está aberta aos parentes de 1° grau (pais, filhos e irmãos) dos pacientes.

Quem tiver interesse ou quiser esclarecer dúvidas, favor, entrar em contato, antecipadamente à coleta, com Vanessa Oliveira pelo email: dna9@labhpardini.com.br ou telefones (31) 3228-6517 ou 3228-6524."



É isso, gente...

A Dra. Vanessa também me disse que para pessoas que moram fora de BH, quando elas entrarem em contato, verão onde pode ser feita a coleta. Inclusive já temos pessoas do RJ e de Salvador que mandaram um e-mail para ela e conseguiram uma filial do Instituto por lá também. (isso graças à propaganda que também colocamos em comunidades sobre DII no orkut)

O termo de consentimento e a ficha de indentificação estão nas unidades para preenchimento em Belo Horizonte. Para pacientes fora de BH, é preciso imprimir, preencher e levar no momento da coleta.

Quem quiser os dois documentos pode me pedir por comentário aqui do blog ou por e-mail, ok? (lecavc@gmail.com).

É um trabalho importante, que visa tratamentos melhores futuramente. Acho que é nosso dever colaborar.

O Swab é uma escovinha que o pessoal do laboratório vai passar internamente na sua bochecha, ou seja, é completamente indolor. Não custa!

Vamos fazer nossa parte!

Conto com vocês!!!

Bjim

3 comentários:

Cleópatra disse...

Oi Leca, td bem?

Realmente isto é um grande passo, sou do Rio de Janeiro, vc pode mandar um formulario pra mim tb.
cleopatrabaptista@yahoo.com.br

Obrigada e bjs
cleo

Leca Castro disse...

Valew, Cleo!!!!!

Bjim...

Anônimo disse...

Maninha....
Este blog é um espetáculo!!!
Não é atoa que não canso de repetir, você é guerreira e um exemplo de vida ... Tiro o Chapéu para Ti!!!
Te dolo muntãooo....
Em breve sairá o livro e será um best-seller!!!
Kátia R.