Pesquisar

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

8- Colonoscopia

Existem vários exames para a confirmação da DII e também para o acompanhamento da doença. Para controle, os mais comuns, além dos exames de sangue, são o Trânsito Intestinal (ou Morfologia do Delgado) e a Colonoscopia. Como me pediram para falar um pouco mais sobre a colonoscopia, criei esse post para detalhar um pouco mais sobre o procedimento, pois várias pessoas se sentem inseguras em relação a ele, mas é um exame simples e tranquilo. A parte mais "chata" é seu preparo.

Quem já foi em um(a) coloproctologista já deve ter feito o exame retossigmoidoscopia, aquele em que você fica literalmente "de quatro" e o médico introduz um aparelho pelo ânus. Pois bem, é parecido com a colonoscopia, só que o aparelho só consegue chegar até uma parte do cólon descendente.


A colonoscopia é um procedimento comum e muito seguro para examinar a região do intestino grosso. Colonoscopia significa “olhar dentro do cólon”. Permite que o médico examine as paredes do cólon (intestino grosso) através de um aparelho, o colonoscópio, que consiste em um tubo flexível de aproximadamente um dedo de espessura, com uma micro câmera e uma luz para examinar cuidadosamente o trato intestinal. O colonoscópio fica conectado a um monitor de televisão que permite ao médico visualizar as imagens do cólon. Diversas ferramentas pequenas podem ser inseridas através do colonoscópio para o médico obter amostras e biópsias do cólon e, também, realizar uma quantidade de manobras que o auxiliam no diagnóstico.

Para tanto é fundamental que o intestino grosso esteja muito bem limpo para que o exame seja satisfatório. O preparo é muito simples e é realizado através de medicações laxativas para limpeza do cólon, e de uma dieta adequada na véspera do exame. Este preparo é importante, pois irá permitir ao gastroenterologista uma visão mais clara e precisa durante o exame. Lembre-se de beber muita água nesta fase, para repor os líquidos que seu intestino deve perder.

Se você precisa tomar medicamentos já receitados, o faça somente com água. Produtos à base de aspirina (AAS, ácido acetilsalicílico) e preparações que contenham ferro devem ser suspensos dois dias antes do exame.


Você deitará confortavelmente sobre seu lado esquerdo e receberá soro e uma solução sedativa, pela veia, para seu relaxamento. O médico, então, passará o aparelho através do ânus para o reto e posteriormente por todo o cólon. Você poderá sentir alguma cólica e sensação de estufamento, pois é necessário manobrar o aparelho e colocar ar no intestino para permitir o exame de suas paredes. Essas sensações são normais e passam rapidamente. Às vezes, são necessárias trocas de posição durante o exame, para facilitá-lo. Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsias) serão retiradas para análise. Não se preocupe, pois isso é totalmente indolor.

O tempo de duração do exame pode variar entre 15 e 20 inutos e até 50 minutos, dependendo do grau de dificuldade para introduzir o aparelho até o início do cólon e de eventuais procedimentos que se fizerem necessários (por exemplo, retirada de pólipos).

Após o exame o paciente permanecerá na área de repouso até que os efeitos dos medicamentos desapareçam. Cólicas leves, estufamento e desconforto no abdomen poderão ocorrer devido à presença de ar no intestino, aliviando após sua liberação.

Em virtude do uso de medicação sedativa, você não poderá dirigir automóveis, operar maquinaria ou tomar decisões importantes pelo resto do dia. Mesmo que você se sinta normal, é sabido que a sedação diminui os reflexos e o julgamento por várias horas. Por esse motivo, venha acompanhado para o exame por alguém capaz de levá-lo para casa.

Se você quiser saber mais sobre algum exame, deixe sua sugestão nos comentários, ok? Abaixo deixo um vídeo de uma parte de uma colonoscopia, para quem tiver interesse.

Bjim!


video

13 comentários:

Fabiana Pollo disse...

Nossa, que aflição esse video!! rsrs ao mesmo tempo é super interessante ne? Adorei!!!
Eu fiz e somente pelas fotos nao da pra ter noção de como é realmente!!!
Parabéns pelo post.
Beijao..
Fabiana Pollo

crisiago disse...

e muito interessante mas estranho da ate arrepio

Mary disse...

Oi Leca, muito interessante o conteúdo de hoje e o video tb.... embora eu acredite que deve ser um exame muito desagradavél e desconfortável para o pcte!! Muito bom poder conhecer a respeito, obrigada pela informação!!
Estou c um pcte com colostomia, na verdade o caso dele é bem diferente pq foi um caso de ferimento por arma de fogo.... mas é o primeiro contato que tenho c um paciente colostomizado e gostaria de mais uma vez agradecer a vc e sua iniciativa c o blogg... estou usando muito do que vc tem passado por aqui, esta dando p associar algumas coisas c um caso dele... (uma vez q sei q o caso é bem diferente.... a colostomia foi por ferimento e não pelo Crohn, mas suas dicas estão me ajudando c a colostomia) OBRIGADA QUERIDA!!! SUCESSO!!!

Leca Castro disse...

Na verdade, o exame em si é tranquilo... o preparo sim é que é chato...

MARLENE disse...

Também acho o preparo um saco! Estou com problemas intestinais a mais de 20 anos e até hoje não tenho certeza do que é realmente. Esta semana vou fazer outra colonoscopia e a minha atual médica disse que vai ser decisivo para ver ser tenho Crohn ou não.

Anônimo disse...

excelentee o video,mas gostaria de ver no memento em que se depara com um tumor(cancer)equal sera o procedimento.Obrigada

Anônimo disse...

Gostei bastante de video, só falta o som e o médico explicando passo-a-passo da região.
Estou estudando mais sobre esse assunto e gostaria de conhecer mais essa área.
Obrigada!!

Anônimo disse...

Valter disse: Acabei de fazert uma coclonoscopia e o exame é um barato Você é colocado para dormir e só quando acaba é que é informado que ja esta na sala de recuperação. Não se sente abssolutamente nada. O chato é a bunda de fora nas famigeradas camisolas que so tem a frente e o preparo que tambem é meio chato.O resto não tem o menor incomodo.

ZildaeAntonio disse...

Sou idosa, 66 anos e hipertensa controlada. Foi prescrito pelo meu gastro o exame de Colonoscopia, mas não foi especificado se é por vídeo. Será que basta a palavra Colonoscopia para que o exame seja feito da maneira que foi explicada por você?
Antes do exame tenho que fazer uma consulta para a prescrição do preparo ou a Clínica onde farei vai dar tais informações?
Agradeço, desde já, a sua paciência.
Gostei muito do seu Blog e vou segui-lo.
Um abraço e tudo de bom!

Anônimo disse...

ola vou fazer colonoscopia pois suspeitam que tenha Dii...durante muito tempo recusei fazer talvez por medo.
Agora nao tem mais soluçao tenho mesmo fazer o grande problema é como tenho mesmo medo.
Nao queria fazer com anestesia mas...
Alguem ja fez so com sedaçao.
Custa muito?
obrigada

Anônimo disse...

Excelente explicação. Farei uma mês que vem.
Ana Bastos

geraldo disse...

olá! alguém sabe me informar quanto custa um rx com contraste do intestino delgado? grato!

romberto carlos massaroto disse...

muito interesante e muito curioso