Pesquisar

sábado, 2 de fevereiro de 2008

1- Definição da Doença de Crohn



Olá a todos!

A inauguração desse blog será explicando a vocês o que é a Doença de Crohn, numa linguagem fácil e acessível.

É uma Doença Inflamatória Intestinal (DII) crônica. A palavra "crônica' indica que se trata de uma enfermidade de longa duração, mas no caso do Crohn ainda não se conhece a cura. Essa inflamação pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, ou seja, da boca até o ânus.

É uma doença auto-imune: agressão do organismo contra elementos normais, através dos anticorpos (células de defesa). Uma proteína normal do corpo, por exemplo, é reconhecida como estranha. O sistema imune então desencadeia uma inflamação, buscando eliminá-la. Com isso, esse mesmo sistema imune fica deficitário, a pessoa fica com uma imunidade baixa.

Existe outra DII chamada Retocolite Ulcerativa (RCU). As diferenças mais importantes entre ambas são:
  • A RCU ataca apenas o intestino grosso e o reto.
  • A inflamação da RCU acomete apenas a parte mais interna do intestino grosso (mucosa), enquanto que na Doença de Crohn todas as camadas dos intestinos podem ser afetadas.
Existem outras diferenças que iremos complementando ao longo das postagens. Abaixo uma imagem que descreve bem a anatomia funcional do aparelho digestivo:

6 comentários:

Anônimo disse...

excelente idéia é muito válido pra nós trocarmos experiências....sinceramente,foi a internet q me salvou da depressão profunda pora causa do crohn!...bjs querida.

Unknown disse...

como é bom, poder contar com pessoas como vc, preocupada não só com vc, mas com outras pessoas que precisam muito mais de ajuda...bjim...

DIÁRIO DO BEBÊ disse...

parabéns pela sua iniciativa!!! excelente idéia desse blog!!!
bj

Unknown disse...

Leca, adorei sua idéia de fazer esse blog informativo! Parabens!!! Bjos Cá Guimaraes

Aurelio disse...

Ola
Estou preocupado com minha filha de 25 anos o medico supeita dela estar com essa doença.saber mais para tvez poder ranquiliza-la esposa esta uma pilha de nervosa
Quero desde ja parabenizar esse trabalho

Anônimo disse...

Muito bom ter iniciativas como esta não pare!!!Continue escrevendo seu blog!!