Pesquisar

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

56- História da Irrigação

Como uma das finalidades desse blog é repassar minha experiência para outros pacientes e também para seus parentes e profissionais da área da saúde, vou relatar mais detalhadamente minha experiência inicial com a irrigação, que ocorreu entre o final do mês de abril/07 e maio/07.

Na primeira tentativa eu estava, intimamente, eufórica. Ainda não sabia direito como fazer nem tão pouco se daria certo, mas era uma tentativa de “independência”... esse é o termo real... não depender 24 horas do dia do funcionamento do intestino. Poderia passar algumas horas do dia sem lembrar que não possuía um esfíncter que segurasse minhas fezes. Poderia simplesmente, viver normalmente.

No dia 27 de abril decidi começar. Preciso confessar que relutei uns dias antes. Estava com medo, não da irrigação em si, mas de não dar certo comigo. Como disse anteriormente, a irrigação é tranqüila para quem tem colostomia, mas não para quem tem Doença de Crohn. Por ser uma doença inflamatória que provoca diarréia e várias evacuações ao longo do dia, a irrigação poderia ser inútil para mim. Estava com tudo preparado, só faltava fazer. Não chamei ninguém para me ajudar na hora, apenas peguei orientações com uma paciente indicada pela minha médica, consultei algumas coisas na internet e criei coragem. E nesse dia resolvi. Eram 11 horas da manhã. No banheiro, sentei no vaso sanitário com a manga entre as pernas, a fim de que o material irrigado caísse direto no interior do vaso. Senti a cólica pela primeira vez e tive medo, mas não dava prá desistir mais.

Após a irrigação esperei por 20 minutos, até quando achei que não haviam mais fezes para sair. Comecei às 11 horas da manhã, terminei às 11:30h, tomei um banho agradecendo a Deus por tudo ter dado certo. Só faltava agora esperar o resultado. Saí do banho e coloquei um obturador, que é um tampão com um mecanismo que lembra um absorvente interno para as mulheres na fase menstrual. O obturador possui uma espuma que fica internamente no estoma, impedindo a passagem das fezes mas permite a passagem dos gazes de forma inodora. Aqui no Brasil somente uma marca produz, o restante fazem tipo “tampão”:

Obturador


Tampão (frente e verso)


À noite comecei a sentir vontade de evacuar. Levantei para tirar o obturador e colocar uma bolsa. Não deu outra... mal comecei a retirar o obturador e as fezes foram saindo. Tive que agachar correndo para as fezes caírem dentro do vaso sanitário.

Minha segunda tentativa aconteceu 5 dias depois e foi desastrosa. Aconteceu tudo que achei que aconteceria na primeira vez. Além da cólica, saíram muitas fezes durante a entrada de água na irrigação e senti minha pressão abaixar um pouco. Tomei o banho normalmente e resolvi ficar deitada um pouco sem bolsa e sem obturador. Queria, pela primeira vez, deixar minha pele respirar um pouco. Mas qual não foi minha surpresa quando, depois de deitada, mais fezes começaram a sair. Sujou minha cama bastante. Havia forrado a parte que eu ia deitar com a toalha do banho, mas a toalha ficou imunda de fezes também.

Mas a terceira vez foi a pior de todas porque quando terminei a irrigação, fechei imediatamente a manga por cima (lembram que o que sai do estoma, esguicha prá cima?), mas nessa vez, nem tempo para isso houve. A sujeira que aconteceu no banheiro, narrei a vocês no capítulo anterior.

No próximo post, relato a quarta vez...

Bjim!

**************************

Um comentário:

thamiris disse...

boa noite!!!

minha filha nasceu sem anus e com astresia de esofago com 12 horas de vida ela fez duas cirurgias,colocou colostomia e colocou gastrostomia de la pra ka nos vem lutando e tive muitas vitorias em 2008 ela fez o anus atravez de uma cirurgia plastica em 2009 ela tirou a gastrotomia no total de tudo ela ja vez 16 cirurgias!! Graças a deus hoje ela leva uma vida normal! hoje ela tem 7 anos so que ainda usa fraldas por que ela nao consegue segurar as fezes… o medico dela vai fazer uma outra cirurgia pra irrigação do intestino no qual eu estou insegura, por que ele disse que e permanente !!!! mais eu tenho fe em Deus que tudo vai da certo!!! bjos
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!!!