Pesquisar

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

48- Fim de 2006!

Começo a relatar o mês de Dezembro/06 pela ferida ao lado do estoma. Já estava na 9ª aplicação da Auto-Hemoterapia no início do mês e comecei a notar algo interessante. A ferida dava mostras de que estava melhorando e de repente piorava ou estabilizava. Não voltou ao nível que estava no início, mas havia uma resistência grande em fechar. Resolvi então pedir ajuda para a enfermeira de uma das empresas fabricantes de bolsa de colostomia, a mesma que me orientou na primeira vez após a cirurgia. Marcamos para ela dar uma olhada na sede da AMOS (Associação Mineira dos Ostomizados) e ela não gostou do que viu e foi bastante sincera comigo. Falou que não se sentia apta a cuidar dessa ferida em específico, mas que marcaria com a enfermeira diretamente superior a ela e que tinha experiência na área. E assim foi. Depois de encontrar com a segunda, começamos o tratamento com uma pasta da empresa delas, a mesma que usei quando a ferida começou e, aparentemente, começou a haver uma melhora durante as 2 primeiras semanas.


Paralelamente, logo na primeira semana do mês, fiz uma bateria de exames de sangue para o controle de rotina. As alterações: albumina baixa (como sempre), Proteína C Reativa (claro, por causa da ferida), e no hemograma os linfócitos estavam um pouco baixo, mas os monócitos estavam a 7%. A maior alteração mesmo foi a hemoglobina, pois estava 10,8 g/dl. Minha médica então prescreveu um sulfato ferroso e ácido fólico. Comecei a tomar no dia 22 e no dia 29 à noite (na madrugada), tive uma cólica muito forte, mas muito forte mesmo, parecida com a dor que senti no dia em que fui de ambulância para o pronto atendimento do hospital. Senti muito medo, principalmente porque estava sozinha, novamente, com minha filha. Meu primeiro pensamento foi não querer que ela passasse por aquilo tudo novamente. Então liguei pra médica, que estava de férias com a família, e suspendi imediatamente o sulfato ferroso, pois poderia ser ele o agente causador, já que ele resseca as fezes. E realmente a dor cessou após a interrupção.

E saindo agora um pouco da doença, quero falar sobre o Natal e o fim de ano. O Natal, para mim, é a segunda data mais importante do ano. É um instante mágico que sinto acontecer. Uma energia que não tenho como explicar. Um sentimento me invade independente da minha situação pessoal, um sentimento bom. Não quero dizer aquele sentimento que a maioria das pessoas têm com a proximidade do evento natalino, onde todos passam a ser bons e a pensar nos menos favorecidos. Sem querer me colocar em posição melhor que a de ninguém, ouso dizer que esse sentimento de bondade me acompanha em alguns momentos do ano. Não é isso que sinto forte no Natal. É como se eu voltasse a acreditar que o mundo pode ser melhor e que as pessoas conseguem amar indistintamente. Tenho esperança de um mundo melhor, uma regeneração para todos e com todos. É uma época em que minhas conversas com Deus são mais otimistas e que digo a Ele que, por mais que eu não queira, no próximo período preciso continuar a viver e passar pelas provas que necessito para poder ser plena em um futuro próximo. É a época em que acredito que posso fazer a diferença, mesmo sendo diferente. E que, em algum lugar, existe alguém que entende o que sinto, digo e faço. Sinto isso em todos os dezembros de todos os anos, e é a primeira vez que digo realmente o que significa o Natal para mim.

Nesse ano de 2006 eu tinha um namorado... Há quanto tempo isso não acontecia... Claro que, com tão pouco tempo de namoro, não iria mostrar esse meu pensamento, pois nossa intimidade estava apenas crescendo e essas definições e interpretações de datas são muito pessoais e nem sempre compreendidas. Sei que seria respeitada, mas não era suficiente, queria também que me entendesse. Eu passaria a noite de Natal na casa de uma tia, com toda a família reunida e ele em casa, com a mãe e o filho. Combinamos que eu ligaria após meia-noite, e liguei. A mãe dele quem atendeu... Quase tive um troço! Conversamos rapidamente, nos desejamos um feliz Natal e foi isso. Nosso primeiro Natal juntos. Já o Ano Novo... Ah!... esse sim, foi muito especial! Encontramos na net após a virada do ano e ficamos juntos até o dia clarear. Nossa conversa foi ótima e para mim, inesquecível! Realmente essa relação estava sendo diferente, apesar de vários pontos contra. Digo vários, porque ainda estava presa ao passado, aos meus traumas de relacionamento e não sabia como me livrar deles. Tinha medo de sofrer de novo e além disso tinha a distância, que naquele momento não era algo positivo. Tudo que queria era um colo, um abraço, um ombro. Ele também era muito preso ao passado, suas atitudes e palavras sempre demonstravam isso, mas ele não admitia. Aliás, dizia o contrário.

Mas algo interessante ocorreu nesse final de ano. Lembram que eu disse que a cólica forte foi na noite do dia 29? Pois é... Não havia ligado um fato ao outro na época, somente agora em que estou escrevendo esse capítulo. No dia 29, no final da tarde, meu namorado havia me mandado uma mensagem no celular dizendo que havia comprado a passagem para vir aqui, me encontrar. Seria nosso primeiro encontro como namorados. E na hora em que li a mensagem fiquei tão emocionada e feliz, que chorei... Claro, vocês já sabem que choro à toa, mas foi um choro feliz, choro de quem sente que coisas boas ainda podem acontecer. Talvez a emoção tenha sido forte demais e, associada ao efeito do medicamento, possa ter ajudado no processo da cólica. Enfim, o que sei é que foi um momento marcante, mesmo sendo precedido da cólica chata.

**********************************


Nenhum comentário: