Pesquisar

quarta-feira, 11 de junho de 2008

27- Outro final de ano regado a dor...

Voltando ao relato da dor nas costas, no final de 2004...

Fui até o pronto atendimento do hospital de sempre e dessa vez passei em consulta com o ortopedista de plantão, que emitiu um pedido de raio-x em regime de urgência. A dor era muito forte e eu mal conseguia ficar sentada ou em pé ou deitada na mesma posição por mais de 5 minutos.

Após o exame, o laudo:

“Eixo lombar normal. Corpos vertebrais de forma, contornos, estruturas e densidade normais. Leve redução do espaço intervertebral entre L5-S1. Pedículos, processos transversos e apófises espinhosas sem alterações. Articulações interapofisárias e sacro-ilíacas de aspecto anatômico.”

Bom, agora uma pausa para alguns comentários de esclarecimento. Eu já não era uma leiga total. O curso de enfermagem havia me ensinado muito até aqui. Sabia que não era uma dor lombar comum, mas o que significava a redução do espaço entre as vértebras Lombar 5 e Sacral 1?





1) Corpo Vertebral Lombar

2) Disco intervertebral

3) Raiz nervosa

4) Foramen de Conjugação

5) Apófise Espinhosa

6) Sacro

7) Coccix








A primeira imagem mostra as partes da coluna vertebral e a segunda tem uma marcação em vermelho que fiz para apontar onde fica exatamente essa região do espaço entre as vértebras apontadas na chapa. Como no raio-x não havia a possibilidade de se enxergar mais detalhes, o médico solicitou uma Tomografia Computadorizada (TC), mas não era um exame que eu poderia fazer na hora, pois o aparelho do hospital estava com defeito. Peguei o pedido e fui para casa marcar para fazer em alguma clínica especializada.

Isso tudo aconteceu em 10/12/04. Consegui uma vaga para o dia 13. Realizei a TC da coluna e não foi nada agradável ficar deitada de costas sem poder nem respirar. A dor era forte. Mas precisava saber o que estava acontecendo comigo por dentro. Valia o sacrifício. Enquanto voltava para casa, senti um desânimo imenso. Tinha a Doença de Crohn, que já não era pouco... tinha o problema com a fístula, que já havia me rendido duas cirurgias... e agora um problema na coluna. Confesso que desanimei mesmo.

Fui buscar o resultado. Vou transcrever o laudo:

“Realizado estudo tomográfico computadorizado da coluna lombo-sacra, com aquisição volumétrica através de técnica multislice, interessando os interespaços de L3-L4, L4-L5 e L5-S1. Em seguida realizamos reconstruções nos planos sagitais medianos e paramedianos.

Aspectos Observados:

- Volumosa protusão discal posterior central e centro-lateral esquerda em L4-L5, comprimindo a face ântero-lateral esquerda do saco dural, notando-se ainda discreta projeção caudal do material discal herniado em direção ao recesso lateral esquerdo de L5.

- Em L5-S1 também notamos protusão discal centro-lateral esquerda, que comprime a face ântero-lateral esquerda do sacro dura e toca a raiz nervosa S1 descendente à esquerda.

- Em L3-L4 notamos abaulamento discal posterior difuso, promovendo impressão sobre a face ventral do saco dural.

- O canal vertebral ósseo é de dimensões normais ao longo do segmento avaliado.

- Corpos vertebrais de configuração anatômica, bem como os elementos que constituem os arcos posteriores.

- Articulações interapofisárias preservadas.

- Não existe evidência de processos expansivos intra-raquidianos detectáveis pelo método.

- Partes moles para vertebrais sem anormalidades.

Impressão:

- Herniação discal posterior central e centro-lateral esquerda em L4-L5, comprimindo a face ântero-lateral esquerda do saco e projetando-se em direção ao recesso lateral esquerdo de L5.

- Protusão discal centro-lateral esquerda em L5-S1, comprimindo a face ântero-lateral esquerda do saco dural e tocando a raiz nervosa S1 descendente esquerda.

- Abaulamento discal posterior difuso em L3-L4.”

Bom... hérnia de disco é a projeção do disco vertebral, que por sua vez, serve de “almofada” entre as vértebras. Protusão discal e abaulamento também são herniações do disco, só que de formas diferentes.



Ao ler esse laudo pude entender que possuía, pelo menos, duas hérnias de disco e essa era a razão da minha dor nas costas.

Lembram que minha médica havia indicado um ortopedista amigo para que eu consultasse e, na época, eu não havia conseguido vaga? Pois bem... havia deixado marcada a consulta, mesmo faltando muito tempo. Seria mais fácil desmarcar caso não precisasse mais, do que tentar nova marcação com urgência. A consulta seria em janeiro/2005. Até lá estava ingerindo um medicamento à base de paracetamol e codeína. Não sanava a dor, mas em alguns momentos aliviava.

Termino esse post e adianto que, para o próximo, começo retomando esse assunto da dor nas costas, que infelizmente estava apenas começando...

Bjim!

46 comentários:

Anônimo disse...

Operei de duas hernias lobares à sete meses. Antes da operação eu estava tetraplegico de tanta dor . Agora estou andando mas ainda sinto muitas dores e o médico pediu minha readaptação para o serviço público, mas não me sinto em condições .O médico pediu uma ressonância agora que deu:

-Abaulamento discal L3L4,determinando a retificação da face ventral do saco dural,

-Protrusão discal foraminal esquerdo L4 L5,preencendo parcialmente este respectivo neuroforame e tocando a raiz emergente.

- Abaulamento discal posterior L5- S1, tocando a raiz L5 esquerda.

- Presença de desarranjo arquitetural em L5 , supressão de gordura, sugerindo processo fibro cicatricial, determinando efeito atrófico sobre o saco dural, que se insinua pela falha óssea

Será que tudo isso significa que já posso voltar a trabalhar? ou isso da aposentadoria.

Leca Castro disse...

Veja... com esse laudo, vc deveria conseguir a aposentadoria com urgência!!!

Abaulamento... protusão... tudo isso significa que vc está para ter novas hérnias de disco... na verdade, os discos estão "saindo" do meio das vértebras.

Aconselho opinião de outro médico. Na perícia da Previdência, o médico perito deverá ser coerente e ver sua completa falta de condição física para trabalhar. Caso não consiga o afastamento, vc pode contestar a resolução do perito na justiça, através da Defensoria Pública de sua cidade.

Espero ter ajudado...

Bjim

Anônimo disse...

eu tambem tenho os mesmos sintomas que vc tem na coluna lombar.e abaulamento na cervical.fui ao inss e o perito só me deu 2 meses.estou trabalhando mais afastado de minhas funções.pois as dores vem piorando a cada dia se não tiver cura com os tratamentos que vou começar a fazer vou entrar com uma ação na justiça federal.procurarei um advogado pra entrar com a ação.POIS O PERITO DO INSS FALOU QUE NÃO ERA NADA OQUE EU TENHO.E VENDO OSEU CASO É IGUAL AO MEU.

Unknown disse...

Eu Recebi um laudo hoje de uma tamografia que fiz

Estruturas Ósseas Integras

Textura óssea Preservada das Vertebrás Estudadas .

Leve Bulding (Abaulamento) Discal Entre L4-L5

Protusão Discal Póstero - Lateral á Esquerda Entre L5-S1,Fazendo Impressão Sobre a Face Anterior do Saco Dural neste Nivel .

Forames de Conjugação de Diâmetro Preservado.

Partes Moles Paravertebrais Sem Alterações.

Anônimo disse...

Ola meu Nome é Marcia e hoje 29/09/2010 descobri que tenho abaulamento discal em l3-l4 e hernia discal em l4-l5 e l5-s1, tocando o saco dural. 'MEU DEUS" DOI TANTO que minha qualidade de vida esta acabando. Estou tentando um segunda opniao medica com esta tomografia que fiz, mas o que me assusta é a possibilidade de operar. Amei este seu trabalho de orientação a pessoas que passam o por esta situação. Tenho hoje 38 anos e ja só apsentada por invalidez (Polineutopatia membros inferiores e superiores, tendinite, tenossinovite, tunel do carpo, ruptura supra espinhal e fibromialgia dentre outros). Mas enfim tenho que erguer a cabeça e lutar mais uma vez. Abraços. Mrcia - Brasilia.

MARCIA ALECIO - BRASILIA disse...

CONTINUE COM ESTE TRABALHO MARAVILHOSO.

MARCIA ALECIO - BRASILIA disse...

GENTE SE VOCÊS TEM SUGESTOES DE COMO PASSAR ESTA "dor terrivel" para melhorar a nossa qualidade de vida me passa. Andar, fisioterapia, hidroginastica, medicamentos , tipo de acompanhamento medico. Estou sem rumo. Deixem aqui uma resposta. Marcia - Brasilia.

Anônimo disse...

Ola eu tenho Espondilólise em L5, Espondilolistese grau I de L5-S1 e também redução do espaço discal de L5-S1. Isso seria a mesma coisa de ter uma hérnia de disco?
Já estou preocupado c/essa situação, sou profº de jiu-jítsu e judô, será que deve ser p/causa do esporte que adquirir esses problemas c/a minha coluna obrigado!

Leca Castro disse...

A redução do espaço discal nem sempre significa hérnia. Só o ortopedista pode avaliar seus exames juntos com o exame físico. Boa sorte!

Marcia, força na peruca querida... a vida tem dessas coisas...

Bjim

Anônimo disse...

Olá eu tinha uma listese na L5-S1 grau 2 tinha muitas mas muitas dores já fui operado 2 vezes por Dr.Rodrigo gorayeb neurologista pois tenho 4 parafusos e 2 gaiolas para fazes a fusão da L5-S1 estou bem sem dor mas a minha vida não e a mesmas a 6 meses que foi a operação tempo máximo para ficar tudo ok são 14 meses. Sou de Portugal e o medico e do Brasil mas esta em Portugal a trabalhar muito bom médico fui operado a segunda vês porque uma das gaiolas saio do sítio tive muitas dores mas estou bem agora o medico diz que isto é (de nascença) eu tinha muito medo de ser operado mas o medico disse se eu não fosse operado ia para uma cadeira de rodas pois eu não queria então fui hoje em dia a medicina esta muito boa em todo o mundo.

Anônimo disse...

puxa gostei muito estou aqui com um laudo de um raiox nas maos digitando tudo quanto é palvras pra entender o resultado,achei vcs e acho que estou com um baita problema de coluna nossa com sinto dores,ás vezes nao consigo nem subir um simples morrinho mas vaoms lá força na frente que a caminhada é longa ,por falar em caminhada gostaria de saber se faz bem outro fiz uma de uns min e cheguei em casa toda dura com dores no peito nas costas ,pernas pra todo lado brigadao pelo esclarecimento bjao

Anônimo disse...

olá, sou kelly, tenho 32 anos e desde os 19 sofro de muita dor nas costas. O ortopedista disse que era escoliose, após alguns anos fiz uma tomografia deu um tal de lumbago no ciático. Na semana passada senti fortes dores e fui para o hospital (tomei até morfina para aguentar)fiz uma tomografia e o neuro disse que não era nada grave, apenas lombalgia. Hoje, recebi com os seguintes dizeres: "abaulamento discal posterior no nível de L5-S1, imprimindo a face ventral do saco dural e a raiz nervosa descendente de S1 à esquerda." Não entendi nada e fiquei um pouco preocupada quando fui pesquisar na net. Gostei do site e espero novos esclarecimentos até conseguir esperar a próxima consulta.

Anônimo disse...

meu nome é rose tenho 46 anos,no início do ano passado senti forte dores nas costas ,pernas ´pés,dormência nos dedos dos pés fiz a ressonância e a impressão diagnóstica foi:abaulamento discal difuso do disco L4-L5,associado a protusão discalforaminal direita,que determina leve estenose do neuroforame direito.Abaulamento discal difuso L5-S1,associado á protusão de base ampla centro-lateral foraminal e extra-foraminal direita,que toca o saco dural e determina moderada estenose foraminal direita.Pequeno abaulamento discal difuso do discoL1-L2 ,esswe foi o laudo da coluna lombar e na coluna cervical o laudo foi o seguinteleve abaulamento centro-lateral esquerda do disco C4-C5 que toca o saco dural.Leve abaulamento discal dos discos C5-C6 e C6-C7 .Fiz também uma densiometria que deu espondilopatia degenerativa da coluna lombo-sacra e em outro exame osteopenia em L5 .Já tomei vários remédios fortes,fórmulas com codeina e outros componentes,injeções e mais de vinte bloqueios analgégicos(injeções nas costas)ao longo da coluna por fim não resolveu ,fisioterapias então perdi as contas,então me mandaram para o ortopedista e ele disse que não era caso prá ele ,ai me mandou de volta para o neuro ,e o nauro me mandou para o reumatologista que me mandou de volta para o neuro-cirurgião que por sinal falou prá ir procurar em São paulo...Enfim eles dizem que não tenho nada ...puxa vida isso tudo passo desde maio do ano passado e agora não sei nem o que fazer.No inicio o neuro falou que era hérnia de disco ,hoje ele fala que não é nada ,estou recebendo benefício do inss ,mas cada vez que vou fazer perícia o médico períto é muito estúpido e falta xingar agente dentro da sala.Alguém saberia me dizer ao certo o que tenho ,onde posso encontrar um médico que poderia me ajudar?E se eu tiver alta...o que vou fazer se não consigo nem levantar os braços ,não consigo abaixar e quase não ando direito.Alguém pode me orientar?Desde já agradeço.

Paulo R.Giglio Alves disse...

Olá ,meu nome é Paulo e a quase dois anos sinto dores muito fortes na coluna. Ao procurar um médico , o mesmo me encaminhou para o RX e "diagnosticou" um mal jeito. Passado alguns meses de dores insuportaveis , consegui uma consulta com um ortopedista que solicitou de imediato uma RM. Ai esta o resultado: Sinal hipoitenso dos discos vertebrais de T4-T5 a T9-T10 na sequencia ponderada em T2-traduzindo desidratação discal.
Protusão posterior central dos discos intervertebrais de T6-T7 a T8-T9 , maior em T7-T8 onde se observa sinais de fissuras anular posterior , produzindo compressão da face ventral do saco dural adjacente. As dores persistem e começarei a fisioterapia indicada por meu médico. Ele pediu uma reavaliação para daqui a 3 meses e me deu o laudo para dar entrada no INSS para a concessão do auxílio doença. Será que terei direito a aposentadoria por invalidez???? Por favor me dêem uma luz....Grato

Leca Castro disse...

Oi, Paulo!

Não sei se seu caso é de aposentadoria ou se tem tratamento. Só seu médico saberá dizer. O INSS não costuma aposentar de cara, geralmente vai prorrogando as perícias. Eu aposentei após 4 anos de perícias, mas por ficar ostomizada. Mande-nos retorno após a perícia, ok?

Unknown disse...

Olá meu nome é Graci tenho sentindo muitas dores no pescoço e costas, procurei um ortopedista onde dagnosticou como tensão nervosa pois trabalho como operadora de telemarketing.Ápos uma semana tomando antiflamatório e relaxante muscular as dores não passaram, voltei a clinica e o médico me pediu uma RM, o resultado foi Protusão Discal cervical mediana/paramediana esquerda endentando a face ventral do saco dural,comecei a fazer fisioterapia e ainda sinto muitos dores, a empresa me encaminhou para o INSS,e o meu médico disse que preciso fazer repouso,ainda não fiz a pericia médica do INSS,mais não consigo ficar muito tempo sentada, e trabalho 6 horas sentada e digitando, neste últimos dias trabalhei sentindo muita dor na cervical, quando não aguentei mais procurei um médico.

Anônimo disse...

OLÁ ME CHAMO ADRIANO A 4 MESES SINTO UMAS DORES FORTES NA COLUNA LOMBAR FUI ATE O ORTOPEDISTA ME PASSOU UMA TOMOGRAFICA SO QUE ELA NAO SOUBE ME DIZER OQUE EU TENHO,ENTÃO ELA ME ENCAMINHOU PARA O NEURO CIRURGIAO NOSSA FIQUEI ATE COM MEDO DISSO, ME CONSULTEI COM O NEUROCIRUGIAO E COLICITOU UMA RM DA COLUNA LOMBAR.O RESULTATO DEU
>DESIDRATAÇÃO PARCIAL DISCAL E DIMINUIÇÃO DO ESPAÇO INTERSOMÁTICO DE L5-S1
VOLUMOSA PROTRUSÃO DISCALFOCAL PÓSTERO-CENTRAL DE L5-S1,COM A ROTURA DO ANEL HIPOFISÁRIO SUPERIOR DE S1,COMPRIMINDO AS RAIZES DE S1 E FAZENDO CONTATO COM A FACE VENTRAL DO SACO DURAL.

Anônimo disse...

por favor, estou numa querra entre 2 medicos. cada um min da um diagnostico diferente e culpa o outro pelo problema, o que eu preciso saber com certeza se a cirurgia de hermia extrusa é feita pelo ortopedista ou neuro cirurgiao. preciso muito saber, pois fiz a cirurgia guebraram 1 osso da minha coluna ja faz 5 meses so agora consegui descobrir que é por isso que não estou recuperando obrigado

Leca Castro disse...

Na verdade não sou médica, sou enfermeira graduada. O que sei desse assunto nem me foi exigido na faculdade mas foi o que pesquisei em função dos meus problemas específicos. Quanto à dúvida por ter 2 médicos com opiniões diferentes, sugiro a terceira opinião.
E sobre a cirurgia, tem ortopedista que tb é cirurgião. Por isso fica complicado opinar.
Eu procuraria uma terceira opinião.

Abraços e melhoras,

Leca

Anônimo disse...

ola me chamo enrique tenho 23 anos e estava sentindo muinta dor nas costa apos ir au medico me recomendo um rx e o resutado foi escoliose toracica dextro covexa; escoliose toraco lombar dextro côncava; escoliose toraco lombar dextro concava o medico me recomendo aposentadoria ainda nao fis a pericia no nss tenho direito com essa doensa me ajunde obrigado espero resposta.

Sheila disse...

27 de junho de 2011

Meu nome é Sheila, e moro em Diadema, há um ano e meio venho sofrendo com muitas dores no pescoço e coluna, sinto dor, ardência, formigamento em toda extenção do pescoço, costas que irradiam para meu ombro e braço direito e também perna e pé direito, até descobrir isto, olha quanto tempo já se passou, agora que foi pedido pelo ortopedista uma tomo, que deu o resultado; tc coluna lombo-sacra Leve protusão discal L4/L5 e L5/S1; Escoliose com desvio do eixo lombar com concavidade para a direita; Sinais mínimos de espondiloartrose e osteopatias facetárias.
TC cervical: Protrusão discal posterior mediana com base ampla em C4-C5 comprimindo a face ventral do saco dural. Peço pelo amor de Deus, me ajudem, pois sinto dores horrivéis, não tenho posição para dormir, sentar e andar, os médicos parecem que não se incomodam com nossas dores, estou com o laudo em mãos e só consegui consulta para 19/07, mal consigo respirar de tanta dor, sem contar que já passei por 3 perícias, onde na primeira o médico me deu 12 dias e nas outras duas foi indeferido o meu pedido, peço orientação, será que com a tomografia consigo auxilio-doençapor mais tempo. Já entrei com processo contra o INSS e a empresa que me mandou embora sabendo que eu estava doente, era telefonista em um banco federal.

Leca Castro disse...

Oi, Sheila!

Bom, eu te aconselho a levar esses exames até um pronto-atendimento de um hospital (na urgência). Sempre tem ortopedista de plantão. Lá eles têm condição de avaliar sua dor e medicar. É provável que vc tb consiga afastamento. Quanto ao auxilio doença, basta vc ter um laudo médico recente declarando sua incapacidade laborativa, um breve histórico da doença e o CID da doença. Daí é só levar esse laudo com os exames e documentos na perícia, que pode ser agendada por telefone mesmo.

Boa sorte!

Fernanda Florêncio disse...

Olá Sheila, me nome é Fernanda, eu também sou Enfermeira e sinto dores lombares há 9 anos. Após o nascimento do meu 2º filho, eu travei pela 1ª vez. O médico veio a minha casa e me receitou 3 injeções, melhorei muito bem. De lá pra cá sempre tenho dores nas costas mas sempre tomo medicamentos sem saber a real causa. De uns 02 meses pra cá, tenho que tomar medicamento injetável para poder trabalhar ( trabalho do Pronto Socorro!!!) e quando eu me dei conta, eu não conseguia me vestir, tomar banho sozinha, até para andar e respirar doía. Então resolvi fazer uma tomografia. Resultado: abaulamento em L3-L4, protrusão mediana em L4-L5 e hérnia discal em L5 e S1. Estou afastada do meu trabalho desde o último dia 09. As dores amenizam e ao fazer algum esforço (pegar um lápis no chão, por exemplo) as dores voltam. Sem contar a dor,o formigamento e dormência nas pernas e a sensação de que meus pés estão gelados. Meu médico me disse que se esses sintomas não passarem terei que operar, me proibiu fisioterapia, acupuntura ou qualquer outro tipo de exercício físico (pilates) mas estou correndo da cirurgia. Gostaria de saber, com a sua experiência, quanto tempo vc acredita que eu ficarei afastada do meu trabalho, (ás vezes acho que tudo isso é mentira!!!)e se você acredita mesmo que há essa necessidade e o que vc pode me dizer da minha situação

Fernanda Florêncio disse...

Leca, me desculpe confundi os nomes!!!

Leca Castro disse...

Oi, Fernanda!

Olha, quanto ao afastamento ele é necessário enquanto você sentir dores, pois elas impossibilitam que você possa executar suas funções. Pronto Socorro não é fácil!

Seu médico tem razão em relação à fisioterapia e outras terapias que exercitem a coluna e musculatura adjacente. Mas em relação a terapias alternativas, como acupuntura, depende de você. Mal não fará.

A sugestão que dou é que procure um reumatologista e peça para que faça uma avaliação para ver se o caso é apenas ortopédico. Eu tenho as duas coisas.

Boa sorte!

Fernanda Florêncio disse...

Oi Leca, Vim te dizer sobre o resultado da perícia!!
Bom, fui lá dia 31/08, demorou um tempão. Estava agendado para ás10:40 e eu saí de lá 14:00. O perito pediu meus atestados, meu exame, perguntou se eu sentia muita dor, e eu, morta de vergonha de estar ali, num lugar que eu achei que eu fosse procurar atendimento quando eu estivesse com uns 60 anos, com muita dor e já estava chorando. Ele me afastou das minhas atividades por 03 meses. E coitado, acho que ele viu o meu desespero e tristeza veio até me consolar. Vamos ver se nesses 3 meses eu melhoro e já volto a trabalhar!!!
Obrigada pela força!!!!
E você como vai?
Bjo Fernanda

josy disse...

oi
já fiz 3 cirurgias na coluna lombar e sinto fortes dores, e para piorar a alguns meses venho sentindo fortes dores também na coluna toracica e que pela ressonancia, constatou-se varias protusoes discais, desidratação, e um hemangioma, e o que me preocupa que no ano anterior fiz uma cintilografia e não tinha nada na coluna toracica, o médico que me acompanha em porto velho pediu q eu vá para são paulo e estou correndo atrás para poder ir, e ainda estou afastada pelo inss a mais de 4 anos e será que não tenho direito a aposentadoria? posso ficar preocupada com esse quadro? agradeço pela atenção

Jú disse...

Meu nome e juliana tenho 21 anos e meu exame de rx deu redução do espaço intervertebral l5-s1 sinto muita dor e as vezes fico sem andar por semanas...

Anônimo disse...

olá fiz um exame de ressonância da coluna cervical e no laudo dizia impressão diagnóstica:desidratação discal, incipiente de c2 até c7 exceto em c5 e c6 protusão discal póstero-mediana em c6-c7 imprimindo o saco dural.gostaria de saber se estou com outra hernia ou se o meu caso é grave com esse diagnostico consigo auxilio no NSS? obr.viviane ad.ALVORADA

Anônimo disse...

Olá, sou téc enfermagem, há tempos tenho crises de dor lombar que chegam a me deixar sem caminhar, preciso de ajuda para levantar, sentar, deitar, virar de lado na cama e nem pensar em me abaixar até mesmo para vestir a calça. Fiz uma TC e tenho abaulamento discal difuso em l-4 l-5 e l-5 s-1. Fui no neurocirurgião q disse q tenho 2 protusões, me indicou fisioterapia
(que até agora não consegui) e pediu uma RM (q será feita lá por dezembro). O problema é
q tive recentemente outra crise das terríveis q inclusive me deixou caminhando toda torta para um lado, doía a perna Esq e agora passou a doer a coxa D tb,dói todo osso sacral demais mesmo, já fiz perícia e me afastei por 4 meses, mas me sinto "imprestável" até mesmo para as tarefas mais simples do dia a dia. Agora aguardo outra consulta. A mensagem q eu quero deixar para o pessoal é a seguinte: quando não estiverem satisfeitos com a opinião médica procurem outro especialista pois o primeiro neurocirurgião q me atendeu disse q não era nada, q eu poderia trabalhar, qdo precisasse de esforço pedisse ajuda aos colegas, q eu só precisava emagrecer e nem deu importância para a dor, enquanto o outro me deu total atenção, medicação específica(tramal e celebra)pois as demais já não faziam efeito e me afastou completamente de esforços físicos. É isso aí pessoal, se não estiverem satisfeitos procurem outro médico!!!

Mary Castro disse...

Ola
estou com o resultado de minha RM da coluna Lombo-sacra em mãos.
o resultado está assim :

-Discreta retrolistese de L3 e L5 sobre S1.

-osteofitos marginais nos corpos vertebrais.

-Hipossinal em T2 nos discos invertebrais avaliados, inferindo degeneração conseguente dos mesmos.

-Protusão discal posterior e difusa em L3-L4,L4-L5 e L5-VT promovendoleve compressão no saco dural.Apresenta extenção forominal á esquerda em L4-L5 sem comprenssão significativa sobre saco dural.

-Hipertrofia das facetas articulares em L4-L5 e L5-VT.

-presença de vertebra de transição lombo-sacra denominda no presente exame de VT.
Sugere-se correção radiográfica.

-Demais foramens invertebrasi livres.

-Cone medular de morfologia e sinal normais.

-Musculatura paravertebral sem anormalidade.


CONCLUSÃO:
-SINAIS DE ESPONDILOPATIA DEGENERATIVA.
-DISCRETA RETROLISTESE DE L3E L5 SOBRE VT.
-PROTRUSÃO DISCAL POSTERIOR E DIFUSA EM L3-L4 E -L4-L5 E L5-VT.

GOSTARIA DE SABER SE CONSIGO SER PELO MENOS AFASTADA ,TRABALHO DE BALCONISTA, LOJA DE MAT. DE CONSTRUÇÃO, É MUITO DIFÍCIL FICAR TODO TEMPO NA LOJA E FINGIR UM SORRISO SEMPRE... ESTOU TOMANDO PARECETAMOL+CODEINA E NÃO DA RESULTADO PERMANENTE, ALEM DE ME PROPORCIONAR UM MAL ESTAR TERRÍVEL.

PODE ME DR SUA OPINIÃO ?

OBRIGADA!

Leca Castro disse...

Olá, Mary... então, sou tão paciente quanto vocês, não tenho como diagnosticar nem mesmo avaliar. Mas deixarei seu comentário aqui, caso apareça alguém que entenda melhor assunto, sim?

Abraços!

KATIUSSE disse...

OI BOA TARDE. MEU RX DA COLUNA DORSO-LOMBAR.RESULTADO ESCOLIOSE DEXTRO E SINISTRO-CONVEXA DAS COLUNAS DORSAL E LOMBAR, RESPECTIVAMENTE.REDUÇÃO DE ESPAÇOS DISCAIS ENTRE T5-T6-T7-T8 E L5-S1. O QUE SIGINIFICA ESSE LAUDO...

Anônimo disse...

Fui eliminado em concurso publico pelo argumento de não ter apresentado o o laudo da coluna sacral, no meu laudo médico estava escrito raio x da coluna lombar vendo essa imagem pode perceber que as duas áreas são observada na mesma pelicula, gostaria de saber se alguém pode me ajuda, pois recorri judicialmente mais ainda não fui nomeado, meu e-mail é jardsonsousa@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Fabricia, tenho 28 anos, e eu sempre senti dores nas costas, nos últimos dois meses tem piorado muito e a dor está indo até o pé do lado esquerdo, procurei um ortopedista aonde eu levei uma radiografia que eu havia tirado para entrar em uma empresa, que inclusive fiquei reprovada por causa da mesma, aonde diz que eu tenho uma escoliose de 12º e lordose acentuada.
Ele me pediu uma TC, peguei o laudo que diz:
Acentuação da lordose lombar fisiológica.
Mínimo abaulamento discal em L5-S1, contactando a face ventral do saco dural.
Bem, ele me disse que o abaulamento não está contraindo o nervo, porém a palavra contactando na frase: contactando a face ventral do saco dural. Não quer dizer que está contraindo o nervo?
Ele me disse que o meu problema é a lordose acentuada, porém eu sempre senti dor na lordose e quando eu usava sinta que ficava com a coluna mais ereta a dor aliviava, e agora quando eu uso a sinta parece que comprime a região no começo das nádegas e dói mais. Gostaria de uma segunda opinião, você acha que eu deveria procurar um neuro? Eu vi alguns depoimentos que o paciente foi ao neuro. O ortopedista me mandou fazer RPG, porém meu plano não cobre, então mandou fazer fisioterapia, e mandou eu tomar mais remédios, que o remédio que ele passou da outra vez, o Ultracet, só passou a dor enquanto eu estava tomando, então ele passou mais remédio, eu não gostaria de tomar remédio a vida toda, até mesmo pq eu não tenho dinheiro, eles custam muito caro e eu ganho salário mínimo, sou operadora de telemarketing.
Obrigada pelo espaço!

Anônimo disse...

olá pessoal!meu nome é Eliane
em 2009 fiz uma cirurgia com neurocirurgião por sinal muito bem sucedida até então,pois minhas dores voltaram e meu médico me pediu uma ressonância magnética q está nesse momento em minhas mãos,mas o medo do diagnóstico ser o mesmo é grande.Pois bem,retirei um cistos intrarraquidianos da minha medula e gostaria de saber se alguém tem uma posição sobre esse problema...obrigada

Unknown disse...

ola sofri um acidente de queda de 10 metros de altura. quando tiro rx da coluna lombar o resultado da que o osso esta consolidado. mas quando faço a (TC) o resultado e assim sem sinais de consolidação.
doi de mais. e o mesmo caso de alguns aqui. alguem aqui ja ta curado desse tipo de fratura?

CS disse...

Boa noite gente!! Preciso da ajuda de vocês. Quem souber, por gentileza me responda, pois estou desesperada. Fiz um raio x da coluna e o diagnóstico deu: "janio para direita do eixo lombar", "corpos vertebrais anatomicos,"Redução do espaço lombo-sacro. O que quer dizer isso, será que é algo sério? E o deve ser feito para cura? BJS desde já agradeço.

Anônimo disse...

resultado da minha rm(ressonancia magnetica)da coluna lombar realizada dia 27/03/14 desidratação parcial do disco intervertebral de L5-S1.
redução da amplitude dos forames neurais de L5-S1.
protusão discal difusa de L5-S1 um pouco mais evidente em situação posterior,aonde observa-se discreto foco de ruptura do anel fibroso,indentando a face ventral do saco dural e o obliterando parcialmente as gorduras foraminais correspondentes.
mais ador continuaram,muito forte,perda de força nos membros superiores,fraqueza,formigamento,dores lombares horriveis,os medicamentos não faziam mais efeitos entre outras.
fiz uma outra RM da coluna dorsal e cervical dia 22/08/14,isso fazendo fisio,rpg e o resultado foi: da servical foi articulações uncovertebrais e interapofisárias sem alterações expressivas.discreta desidratação parcial dos discos intervertebrais cervicais.não há evidencia de hernia de disco.
agora o da coluna dorsal:corpos vertebrais alinhados e com altura preservada,alguns apresentando osteofitos marginais incipientes.discretas alterações morfoestruturas e de sinal nos platôs contiguos dos corpos vertebrais de T7-T8 e T8-T9 de natureza degenerativa.
Nódulos de schmorl nos platôs vertebrais inferiores de T11 e T12.
desidratação parcial dos discos intervertebrais torácicos,notadamente em T7-T8 e T8-T9,secundaria a discopatia degenerativa.
Grande protusão posterior,mais importante a direita do disco intervertebral T8-T9,determinando compressão sobre o saco dural e redução dos diametors do canal vertebral.
bom amigos peguei os pontos mais importantes,levarei ao medico pois dores,andar repuxando a perna,e muito ruim,na RM da coluna lombar os medicos me disseram que não há necessidade de cirurgia,mais agora das outras que fiz dia 22/08?
estou pelo INSS há 4 meses,e pedi revisão,pois sou tec.de enfermagem e tenho limitações,não consigo andar muito ficar muito tempo de pé,pego muito peso e fora as dores.agora levarei esta nova RM na minha nova pericia.o que vcs entendem?

Anônimo disse...

po fiz uma pergunta mais ninguem responde não?

Edcarla Gomes disse...

OI EU FIZ O RX DA COLUNA E O RESULTADO FOI ESSE TENHO ESCOLIOSE EM L5 E MÁ FORMAÇÃO CONGENITA SINTO MUITAS DORES.O que você me diz sobre esse caso me esclareça mais sobre este caso.

Unknown disse...

Fiz uma tomografia no dia 30/11/2015 recebe o resultado hoje, ainda não mostrei ao médico, mas sinto muitas dores na coluna, formigamento, uma pontada começou se fosse agulha, fora a dor vem para calcanhar que insuportável de viver, o resultado da TC da coluna lombar foi o seguinte: - Alinhamento preservado
. - corpos vertebrais com altura normal, apresentado contorno regulares
. - Pedículos e lâminas integro
- Espaços discais com altura preservada
- Abaulamento discais difuso discretonos níveis L4 L5, causado Obliteração da gordura epidural anterior
- forames livres
- Canal vertebral com diâmetro internos normais
- Articulações interapofisárias preservada
- Musculatura paravertebral sem alterações significativas.


Alguém poder me ajudar por favor

morena disse...

Fiz ressonância magnética e o laudo saiu assim
Eixo lombar preservado presença de disco redimentares entre S1-S2,S2-S3-S3 e S3-S4
Demais discos intervertebrais com altura, intensidade de sinal preservadas, sem evidência de herniações ou protucoes discal que sejam difusas ou localizadas o canal espinhal e o forames de conjugação conservam configurações de dimensões anatômicas ao longo de todo segmento analisado corpos vertebrais com formas e intensidade de sinal habituais
pediculos, lâminas processos espinhosos e transversos e articulações interfacetariase e aspectos preservados
O conector medular projeta se no nível de L1 e apresenta morfologia e características de sinal normais
Aspectos anatômicos das raízes da cauda equina
Não existe evidência de processo expansivos intrarraquidianos detectáveis pelo método.partes moles paravertebrais visutilizadas sem anormalidades
Impressão
Leve abaulamento do disco L4-L5,ocupando

morena disse...

Fiz ressonância magnética e o laudo saiu assim
Eixo lombar preservado presença de disco redimentares entre S1-S2,S2-S3-S3 e S3-S4
Demais discos intervertebrais com altura, intensidade de sinal preservadas, sem evidência de herniações ou protucoes discal que sejam difusas ou localizadas o canal espinhal e o forames de conjugação conservam configurações de dimensões anatômicas ao longo de todo segmento analisado corpos vertebrais com formas e intensidade de sinal habituais
pediculos, lâminas processos espinhosos e transversos e articulações interfacetariase e aspectos preservados
O conector medular projeta se no nível de L1 e apresenta morfologia e características de sinal normais
Aspectos anatômicos das raízes da cauda equina
Não existe evidência de processo expansivos intrarraquidianos detectáveis pelo método.partes moles paravertebrais visutilizadas sem anormalidades
Impressão
Leve abaulamento do disco L4-L5,ocupando gordura epidural sem compressões ou desvios radiculares evidentes.alguém sabe me dizer o que significa e se consigo passar pela perícia médica do inss para tentar auxilio doença sinto muita dor nas costas que desce pras pernas

Unknown disse...


Trabalhava como instrutora de direção. Parei de trabalhar por motivo de dores na coluna, depois de uma ressonância que diagnosticou: Discopatia degenerativa, abaulamento, protusão, artrose na coluna. Caio muito.

Obs: Eu era autônoma e não tenho direito a nada.

Unknown disse...

ola pessoal, boa noite.
tenho espondilite anquilosante diagnosticada a 1 ano e meio, ja fazendo uso de embrel 50 mg. tem sido uma barra, pois nao tenho mais qualidade de vida como antes. pois sofro de fascite plantar e muita inflamacao nos tornozelos.
ate entao tinha esporadicas dores na coluna.
so que a ums 10 dias venho com muitissima dificuldade de deambulacao. dores da lombar ate a metade da canela. abaixo da pantorrilha, com muitos espasmos dores e rigidez.
tive algumas entradas em dois pronto socorros com muitissimas dores que ainda nao passaram e abaixo descrevo a impressao diagnostica da minha tomografia.

-discretos abaulamentos discais em L3-L4 e L4-L5 determinando impressão dural.
-abaulamento discal em L5-S1 com maior componente paramediano a direita,
determinando redução das amplitudes foraminais e provável contato com a raiz
descendente S1 direita.

estou sob auxilio doenca pelo inss em processo de reabilitação profissional, porem acho, que nao conseguirei retornar ao trabalho, mesmo em outra função.
tenho 48 anos e tem tem tambem outros fatores determinantes como cansaço, muita medicacao, irritabilidade e etc...

começo a pensar em aposentadoria por invalidez.
alguém pode comentar sobre minha situação com respeito a direito de aposentadoria e o ultimo diagnostico.

grato e fiquem todos na paz do senhor.
zé Carlos.