Pesquisar

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

60- Uma Pausa...

Oi, gente...

Darei uma pausa no meu relato para voltar em um assunto importante: MEDICAMENTOS!

Essa questão é delicada na Doença de Crohn, porque o mesmo medicamento pode desenvolver efeitos adversos diferentes entre os pacientes. Como também pode surtir efeito benéfico ou não. Muitos detalhes existem a serem discutidos.


Coloquei uma lista detalhada dos medicamentos no site da AMDII, caso alguém tenha curiosidades de ver.

Outra questão preocupante é na hora de comprar um medicamento que não é cedido pelo governo. Para baratear os custos algumas pessoas mandam manipular alguns medicamentos e os efeitos esperados podem não acontecer. Pergunte sempre ao seu médico antes de trocar o medicamento de referência pelo manipulado, ok?

Falando em medicamento de referência, você sabe a diferença entre os medicamentos de referência, genéricos e similares?

Tomei a liberdade de copiar um post do Blog do Pedro: (obrigada, Pedro!)


* Medicamento de Referência é o produto inovador. Aquele em que determinado laboratório gasta uma certa quantidade de dinheiro para desenvolvê-lo (e isso inclui todos testes de segurança, eficácia, etc.) e colocar no mercado depois das devidas autorizações pelos órgãos competentes;

* Medicamento Genérico tem a mesma qualidade e efeito do medicamento de referência, ou seja, são idênticos. E também é testado para a comprovação de sua eficácia, portanto é seguro. É desenvolvido após a renuncia ou vencimento da patente do medicamento de referência;

*
Medicamento Similar é uma alternativa terapêutica, mas os efeitos podem ser diferentes do medicamento de referência.

Portanto pessoas, muito cuidado! Se você tem alguma dúvida sobre um medicamento ou sobre a substituição dele, procure a pessoa instruída para isso: o farmacêutico! Medicamento é coisa séria e sua saúde mais ainda.

É isso aí, pessoal... espero que essas informações tenham sido úteis!

Bjim

*****************************

Um comentário:

Pedro Souza disse...

Por nada!rs

Muitíssimo interessante!!!

Beijo