Pesquisar

segunda-feira, 9 de março de 2009

62- Desabafo de um Ostomizado

Primeiramente, gostaria de agradecer o apoio e as palavras de carinho que recebi após a Ludi ter postado que eu precisava de um tempo. Ainda estou me recuperando, mas contarei a vocês o que houve na cronologia certa do blog, ok? Mas obrigada de coração pelas manifestações que recebi...

Bom, o post de hoje não é diretamente sobre minha pessoa, mas de um ostomizado que me autorizou a publicá-lo. É tão difícil para quem está "de fora" entender alguns "perrengues" que passamos que achei o desabafo dele ótimo e repasso a vocês:



"Sou novo aqui, com um ano de ileostomizado e acho admirável esse trabalho. O que me incomoda é o fato dos médicos e alguns colegas falarem para o ILEOSTOMIZADO:

- VIDA NORMAL!

- Você pode usar as roupas que usava antes!

- Pode comer o que comia antes; etc,etc.

Aí vem o tal VEJA BEM!!!:

Cuidado com a HÉRNIA OSTOMAL que nós ileostomizados ocorre com muita facilidade!

* Se viajar, não carregue a mala;

* evite subir barrancos;

* não faça caminhadas de muita dificuldade;

* arrumar antena no telhado nem pensar;

* fazer rodízio de pneus não pode;

* polir o carro não pode;

* dirigir seu calhambeque ford bigode com breque a varão não pode;

* pode fazer sexo a vontade, só que o bilau não vai levantar;

* não aperte a bolsa senão o líquido fecal não tendo para onde ir, vai se infiltrar por baixo da placa;

* quer dizer, roupas antigas ajustadinhas no corpo, cueca samba canção justinha, maiô feminino, cintas modeladoras, etc, nem pensar;

* e ainda: -não esqueça de ler essa cartilha com um monte de cuidados especiais e as dificuldades que você enfrentará de hoje em diante!

E aí vem a decepção: NÓS, ILEOSTOMIZADOS, SOMOS DEFICIENTES MESMO, POIS NÃO PODEMOS EXERCER OS PRAZERES DA VIDA CHAMADOS POR MUITOS COMO O "PECADO DA GULA", O "PECADO DO SEXO CARNAL", O PRAZER DO CONVÍVIO PROFISSIONAL (casos de odores após a limpeza da bolsa) E SOCIAL (puns, vazamentos, preocupação constante).

Bom, desculpem o desabafo, mas o que quero deixar aqui para DISCUSSÃO é que ser ostomizado é muito ruim mesmo! E ser ILEOSTOMIZADO é pior ainda. Temos que lutar pela sobrevivência, agradecer a Deus por estarmos vivos, mas se aceitarmos numa boa, os parentes, os legisladores, os burocratas nunca tomarão providências para facilitar nossa vida. Então, penso que se queremos ter leis de isenção, banheiros especiais, cotas de profissão e outras facilidades, devemos assumir que não somos imprestáveis mas somos deficientes sim e vivemos fisicamente e mais ainda psicologicamente muito afetados por essa nossa condição.

Deus abençoe a todos.

Helio Noffs
Manaus – Amazonas/Brasil."



***************************************


6 comentários:

Patrícia disse...

UFA!!!

Patita disse...

Oi, eu achei o seu blog na internet e li tudo desde de o primeiro post, eu nunca tinha ouvido falar nessa doença que vc tem, achei sua história muito emocionante, e vc escreve muito bem.
Te desejo tudo de bom, e vou continuar acompanhando o seu blog.

Mary disse...

Oii amiga, eu estou sempre aqui acompanhando seu blog e nem preciso falar o qto te admiro, hj me admirei com o desabafo e achei muito importante, um grande abraço !!

omar disse...

Leca, vc já fez uso de algum fitoterapico afim de melhorar a sua saúde?

Omar Paulino
Farmacêutico crf/go-6389
terapeuta ayurvédico
especialista em fitoterapia
omarpaulino@hotmail.com

omar disse...

Na verdade a minha intenção era saber se vc faz uso de fitoterpicos para a manutenção da saude ou ja soube de alguém que está com a doença de crohn que fez uso de fitoterapicos?

Bruna disse...

Olá!
Achei o seu blog aqui na internet e achei muito interessante, será que vc pode me adicionar no msn pra gente conversar? bru_leaozinha_hp1@hotmail.com .. tenho algumas dúvidas e gostaria de conversar com você! =D
Beijos

Bruna